sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Jovem que participou de reality show criado por amigos emagrece 40 quilos (Postado por Lucas Pinheiro)

 Após três meses de dieta e muito treinamento, o morador de Cubatão, no interior de São Paulo, Weslei Oliveira Mota, de 19 anos, atingiu a meta estipulada por seus colegas. Weslei, que em setembro deste ano pesava 153 quilos, conseguiu emagrecer 40 quilos. Para que isso acontecesse, os amigos criaram um reality show e publicavam na internet toda a rotina do jovem. Eles contaram com a ajuda de uma nutricionista, preparador físico e patrocinadores. Agora, Weslei tem dois sonhos: realizar uma cirurgia de abdominoplastia e conhecer o ídolo Ronaldo Fenômeno.

Preocupados com a saúde do amigo de infância, Thiago Marques, João Cenna e Wagner Souza criaram no meio de setembro um programa na internet para estimular o jovem a emagrecer. Todos os treinos, consultas com nutricionista e almoços lights foram registrados e postados no youtube.

Os vídeos repercutiram tanto que os garotos passaram a ficar conhecidos em diversos lugares. "Quando estamos gravando as pessoas nos param e falam que querem participar do projeto também. Um homem falou para levarmos a esposa dele e só devolver ela magra", brinca Wagner Souza. O amigo Thiago conta que na página do projeto na internet eles recebem mensagens do mundo todo. "Pessoas da Europa já nos mandaram mensagens dizendo que estão acompanhando e torcendo pelo Weslei, e gordinhos e gordinhas me procuram sempre para que façamos um reality com eles", afirma.

 Para os rapazes, o melhor desta história é que o projeto serviu como incentivo para muitas pessoas. "Tem gente que brinca, mas a maioria das mensagens é positiva, de pessoas que me tiram como exemplo de superação e se esforçam para emagrecer também. É gratificante", conta Welsei.

A rotina para emagrecer não foi fácil. Eram cerca de cinco horas diárias de treino, além da dieta equilibrada, recomendada por uma nutricionista. "Eu corro na academia de manhã, faço natação e à noite corro novamente, mas na rua", diz Weslei. Além dos exercícios físicos, ele afirma que abriu mão de doces, pizza, hambúrgueres e refrigerante. "A família me incentivou muito mudando os hábitos alimentares deles também, mas eu levei muito a sério. A única exceção foi uma fatia de bolo no meu aniversário", revela o jovem.

Os amigos de Weslei afirmam estarem orgulhosos do colega. "Talvez, se não fosse o reality, ele teria desistido de emagrecer, mas mesmo assim o mérito é todo dele que se esforçou e se dedicou", afirma Wagner. O outro colega diz que sente Weslei mais vaidoso e com a auto estima elevada. "Ele está mais ousado, mudou o corte de cabelo, na balada dança mais e xaveca as meninas", brinca Thiago.

Já o protagonista deste projeto afirma que o mais importante é a melhora na saúde. "Sinto melhor condicionamento físico, o colesterol diminuiu e agora fica mais fácil encontrar roupas. Antes vestia extra G, agora uso roupas GG", diz. Mas Weslei ainda não está totalmente satisfeito, ele pretende chegar aos 90 quilos e, depois disso, ainda quer fazer uma abdominoplastia. "Se possível, gostaria de fazer uma cirurgia plástica para eliminar a flacidez. Também sonho em conhecer o ídolo Ronaldo Fenômeno, que passou por um projeto de emagrecimento parecido com o meu", afirma Weslei.

O reality show com Weslei termina oficialmente neste domingo (23), mas os garotos ainda devem gravar alguns episódios mensais para mostrar às pessoas se o jovem continua se esforçando. O objetivo deles agora é encontrar uma menina que tope o desafio de emagrecer e divulgar o processo para o público.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Funcionário público perde 25 kg em 2 meses e desafia Ronaldo Fenômeno (Postado por Lucas Pinheiro)

 Inspirados no quadro “Medida Certa”, do Fantástico, um grupo de funcionários da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Goiás realizou um bolão durante os dois últimos meses com objetivo de premiar o participante que mais emagrecesse. O vencedor foi o executor administrativo Marcelo Roberto da Silva. Ele perdeu 25 kg e desafiou Ronaldo: "Vamos aproveitar a oportunidade para convidar o fenômeno para realizar o ‘Medida Certa 2’. Estamos esperando ele".

A disputa aconteceu no mesmo período em que o ex-jogador participou do quadro. Assim como o fenômeno, eles também fizeram reeducação alimentar e praticaram exercícios físicos. “Fiz uma alimentação com poucas colorias e bastante pobre em carboidratos. Além disso, fazia 2 horas de caminhada e corria na bicicleta ergométrica. Graças a Deus consegui um bom resultado”, explica Marcelo, que foi premiado com R$ 740, dinheiro arrecadado no bolão.

 Além dele, outros quatro funcionários da SES conseguiram bons resultados, totalizando 65 kg de perda total de peso entre os participantes. Contente com a iniciativa,  o gerente de apoio logístico da SES, Jurandir Dias, que também participou do desafio, declara: “Quem perde peso muda a disposição. Estou me sentindo menos cansado para trabalhar”.

Mesmo perdendo mais peso do que o fenômeno, Marcelo Roberto da Silva alega que Ronaldo tinha menos tempo para se dedicar do que ele. “Ele tem uma agenda mais cheia do que a minha e, por isso dificultou que ele emagrecesse mais. Eu cortei alguns compromissos para me dedicar mais à dieta. Além disso, eu tinha mais gordura para perder do que ele, que é bastante musculoso”, ressalta o funcionário público.

Nova prova
Com o sucesso da primeira edição do “Medida Certa” na Secretaria Estadual de Saúde, a organizadora afirma que em 2013 haverá outra edição. “Esse ano foram somente dois meses, mas o ano que vem queremos realizar a dieta com mais tempo para reeducar a alimentação e emagrecer”, afirma a pregoeira Marcela Lagares.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ronaldo bate meta e termina Medida Certa com cerca de 101 kg (Postado por Lucas Pinheiro)

 Quantos quilos Ronaldo perdeu? E a barriga? Foi embora? Está na medida certa?

Percentual de gordura
Márcio Atalla orienta o teste. Primeiro, confere um resultado superimportante, que diz respeito ao percentual de gordura que ele perdeu - não é o peso, é a quantidade de gordura. Três meses atrás, Ronaldo tinha 25,5% de gordura no corpo. Agora, tem 15%. Ele bateu a meta. Parabéns, Ronaldo!

Cintura
Agora, o teste da cintura. O que mais chama a atenção é como a barriga dele diminuiu nesses três meses. No início do projeto, Ronaldo tinha 107 centímetros de cintura. Hoje, a cintura do Ronaldo é de 93 centímetros. É um resultado excepcional. São quatro furos no cinto. Parabéns, Ronaldo, mais uma vez!

Peso
Agora, Ronaldo encara a balança. No início do Medida Certa, nós pesamos o Ronaldo, e o marcador da balança acusou: 118 quilos e 400 gramas. Uma meta foi estabelecida. Ronaldo deveria chegar, hoje, pesando 104 quilos. Já ele foi mais ousado. Disse que perderia 18 quilos. Será que ele conseguiu? Ronaldo se pesa: 101,05 kg.

Massa muscular
Ronaldo perdeu gordura, mas ganhou massa muscular. Com a sequência de exercícios nesses três meses, ele ganhou três quilos e 400 gramas de massa muscular.


sábado, 15 de dezembro de 2012

'Acordo a cada dia melhor', diz jovem de BH após eliminar 62 kg (Postado por Lucas Pinheiro)

 Com 22 anos e 62 kg a menos na balança, o jovem Guilherme Pinheiro Rosa segue um estilo de vida saudável, com uma rotina diária de exercícios físicos e alimentação balanceada.

“Acordo a cada dia me sentindo melhor, me sentindo cada vez mais saudável”, conta o mineiro de Belo Horizonte, que já chegou a pesar 139 kg aos 20 anos. “Quando pensei em mudar de vida, pensava mais na estética, não ligava muito para a saúde como eu ligo hoje”, lembra.

A decisão de mudar os hábitos veio quando as roupas começaram a ficar apertadas e a visão do espelho já não agradava mais. “Eu percebia que estava engordando, mas não caía a ficha que precisava emagrecer. Comecei a me achar feio nas fotos e resolvi mudar”, conta.

O excesso de peso começou a aparecer depois dos 16 anos, quando Guilherme almoçava sozinho em casa e optava sempre pela combinação miojo e refrigerante. “Fazia minha própria alimentação, independente do que meus pais comiam”, lembra. Fora isso, ele fazia poucas refeições por dia em grandes quantidades, o que o levava sempre aos excessos.

 Em fevereiro de 2011, o mineiro procurou uma academia para começar, mas ainda não havia mudado a alimentação. “Já tinha feito academia, fiquei 2 meses só e não ia todos os dias”, lembra. Mas dessa vez, ele já começou de um jeito diferente, com um novo pensamento e uma nova determinação. “Os primeiros 6 meses são os mais importantes para ver se a pessoa vai continuar mesmo. Eu fui gostando cada vez mais, comecei indo 3 vezes por semana e depois passei a ir de segunda a sábado”, afirma.

Porém, os treinos de Guilherme eram sempre focados na musculação, nunca nos exercícios aeróbicos. “Vi que não estava perdendo peso, então percebi que precisava começar a correr e mudar também minha dieta”, lembra. Até o momento que fez apenas exercícios, ele conseguiu perder 19 kg. Quando aliou a alimentação à atividade física, inclusive a aeróbica, o resultado veio muito mais rápido. “Foi aí que comecei a perder peso mesmo”, afirma.

 Com a ajuda de uma nutricionista, ele passou a comer melhor, a mastigar melhor, a beber muita água e a fazer várias refeições ao dia. “Hoje eu como sete vezes por dia. Depois que fui à nutricionista, não comi mais pizza, miojo, frituras e refrigerante”, conta. Além disso, ele cortou também a cerveja e passou a comer mais frutas e salada. “No começo, era difícil. Mas foi ficando fácil com o tempo”, avalia.

Outra dificuldade que Guilherme teve foi dentro da própria casa, onde a alimentação da família não mudou e ele teve que se adaptar. “Via meus pais comendo e às vezes dava uma escapada, mas hoje sei me segurar. Tem biscoito recheado em casa e eu não como. Falo para o meu pai comprar alimentos saudáveis para mim e faço a minha dieta”, diz. Com o pensamento saudável, o jovem diz que tenta influenciar os pais. “Eu digo que eles comem errado, mas não adianta nada falar se a pessoa não quer mudar”, avalia Guilherme.

Querer mudar, inclusive, foi determinante para o mineiro atingir o sucesso e conseguir recuperar a forma física e a saúde. “Acreditei em mim, sabia que eu ia conseguir, mas não imaginei que seria tão rápido”, revela. Atualmente, com 77 kg, ele ficou mais confiante e mais disposto. “A cada dia que passa, eu me sinto mais saudável. Não adianta só saber o que tem que fazer e ter preguiça de fazer. Tem que saber e fazer, tem que ter determinação”, recomenda.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Mulher acima do peso se demite do trabalho e culpa 'bullying' dos colegas (Postado por Lucas Pinheiro)

Uma mulher de Cubatão (SP) resolveu tomar uma medida radical e pedir demissão após ser alvo constante de brincadeiras entre os colegas de trabalho. Anna Flávia Gomes, de 28 anos, afirma ter sofrido diversas formas de bullying e, por isso, optou por sair da empresa para tentar melhorar a auto-estima, destruída pelos colegas.

 Anna Flávia, que trabalhava como analista de Recursos Humanos, conta que era alvo constante das 'brincadeiras' dos colegas. "Comecei a ficar cada fez mais estressada. Por estar acima do peso, ouvi muitas coisas ruins. Tive que me afastar de muita gente por causa dessas coisas. Algumas pessoas entravam na minha sala só para perguntar se eu tinha alguma comida. No começo não levava as coisas na malícia. O problema é que começaram a me rotular de 'comilona' só porque eu estava acima do peso. Com o tempo as coisas foram piorando e até passavam meu serviço adiante falando que as outras pessoas andavam mais rápido do que eu", reclama.

As cada vez mais constantes brincadeiras fizeram com que com que Anna Flávia começasse a se isolar cada vez mais dentro da empresa. "Eu me sentia desmotivada. Procurei outra empresa para trabalhar. Em determinado momento nem ia mais almoçar no restaurante. Era comum as pessoas fazerem piadas relacionadas ao quanto eu comia. Comecei a comer lanches e engordei cada vez mais, só para comer sozinha. Nas festas de final de ano era outro problema. Sempre alguém vinha e comentava o quanto eu tinha engordado de um ano pro outro. O meu lado social ficou bastante abalado por causa disso.

 Antes de se demitir, Anna Flávia tentou reverter a situação e se matriculou em uma academia de ginástica, mas também sentiu o preconceito no local. “Cheguei a entrar na academia com a minha irmã que é mais nova e mais obesa do que eu, mas no horário que a gente ia só tinha nós duas acima do peso. E não tinha um tratamento como as outras pessoas. As pessoas estão na academia para ganhar corpo. Às vezes a gente fica mais ofegante, precisa de mais um incentivo, igual ao que o instrutor está dando para outra pessoa. Só para eu e minha irmã ele não dava atenção igual. Ao invés de me ofender, eu me culpei. Fiquei pensando que se eu fosse magra o tratamento seria diferente", afirma Anna.

Além das brincadeiras de mau gosto, a analista de RH lamenta pelos prejuízos profissionais. ”Eu procuro não sofrer. Na escola era pior, mas no serviço, se eu sofrer por isso não vou conseguir ir trabalhar. No serviço, por mais que você saiba que as pessoas vão comentar, ou vão rir, ou vão por apelido, você tem que ir, motivado ou não. Tem que levantar e ir trabalhar. Isso é o mais difícil. Pelo que eu estudei, se eu tivesse outro porte físico eu poderia estar melhor. Eu já fui em entrevistas que você percebe que está sendo analisado pela sua fisionomia. Você vai ter que representar a empresa na matriz e eles querem uma pessoa modelo”, finaliza.

Pedir demissão não resolve o problema
De acordo com a psicóloga e pedagoga Flávia Henriques, o caso de Anna Flávia é clássico, típico em pessoas que sofrem por não conseguirem enfrentar as situações. Flávia explica que os colegas de trabalho devem ter percebido a fraqueza da vítima e, por isso, acabaram fazendo esse tipo de agressão. “Ninguém tem o direito de agredir outra pessoa, nem verbal, nem fisicamente. A agressão verbal é mais difícil de provar. O que a pessoa agredida pode fazer é denunciar a agressão, ou falando com o próprio agressor, ou, no caso de bullying no trabalho, passando o caso para o superior”, explica.

A psicóloga conta também que a pessoa agredida deve se impor e enfrentar a situação. “Assim como as crianças saem da escola e pessoas abandonam famílias, a vítima de bullying pode acreditar que abandonar o emprego resolva seu problema, mas não é assim. Sem enfrentar, ela sempre vai ser vítima”. Flávia lembra que o agressor também costuma ter problemas. “Os problemas dos agressores, às vezes, são mais sérios do que os apontados pelas vítimas”, finaliza.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Crianças e jovens apresentam mais excesso que falta de peso, diz IBGE (Postado por Lucas Pinheiro)

 As crianças e adolescentes brasileiros têm, em média, mais excesso de peso que déficit de massa corporal, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta quarta-feira (28). De acordo com o relatório, 33,5% das crianças de 5 a 9 anos estão com sobrepeso, contra 4,1% com déficit de massa corpórea.

Chamado de Síntese de Indicadores Sociais 2012, o estudo reuniu dados de levantamentos anteriores do instituto, como a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008 e 2009 - último período em que o estudo foi realizado - e a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense).

Entre os jovens com 10 a 19 anos, um quinto ou 20,5% deles apresentam sobrepeso, contra 3,4% com "magreza" excessiva, indica o estudo. Os números sobre excesso de peso são preocupantes, diz a pesquisadora Bárbara Cobo, da área de indicadores sociais do IBGE e uma das responsáveis pelo estudo.

 Bárbara avalia que a alimentação desequilibrada e a pressa para comer são características do mundo dos adultos que também afetam os jovens. "Você precisa mudar os hábitos nas escolas, mas também em casa, precisa ser um trabalho em conjunto nos dois ambientes", diz.

Os temas da merenda e dos alimentos saudáveis na rede escolar têm sido muito debatidos, mas marecem atenção, afirma a pesquisadora.

A obesidade (estágio superior ao sobrepeso) também foi destacada no relatório recém-lançado. Pelo menos 11,8% das meninas e 16,6% dos meninos entre 5 e 9 anos foram considerados obesos, segundo o IBGE. No grupo de 10 a 19 anos, 4,9% das crianças apresentaram quadro de obesidade.

Nas escolas
A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), que integra o relatório, aponta que 16% dos jovens no 9º ano do ensino fundamental estavam com sobrepeso quando o estudo foi realizado, em 2009. Já o déficit de massa corporal atingia só 2,9% destes jovens, número bem menor do que os com excesso de peso. Outros 7,2% estavam obesos.

A pesquisa avalia o estado nutricional dos estudantes de todas as capitais brasileiras, segundo o IBGE. Apesar de as amostras analisadas serem distintas, o instituto afirma, no relatório recém-divulgado, que "os dados [da Pense] são coerentes com aqueles captados para o grupo de 10 a 19 anos de idade investigado na POF 2008-2009".

Dados regionais
A capital com maior número de estudantes do 9º ano do ensino fundamental acima do peso é Porto Alegre (20,1%), diz o IBGE. Na sequência estão Rio de Janeiro (18,3%) e Florianópolis (17,2%).

No caso das crianças de 5 a 9 anos, faixa analisada na POF, o excesso de peso é mais comum nas regiões Sudeste (39,7%), Centro-Oeste (37,9%) e Sul (36,3%). A situação é parecida com a encontrada entre os jovens de 10 a 19 anos - o sobrepeso é maior nas regiões Sul (26,9%), Sudeste (24,4%) e Centro-Oeste (23,9%), de acordo com o IBGE.

Dengue e mortalidade infantil
O relatório aponta outras informações sobre a saúde dos brasileiros. Segundo o Datasus, houve queda de 9,6% na taxa média nacional de incidência da dengue, entre 2001 e 2009. Em 2001, foram 226 casos por 100 mil habitantes, contra 204,3 casos por 100 mil habitantes em 2009.

No Brasil, 52,2% das mortes de crianças menores de um ano concentravam-se na primeira semana de vida, em 2009, e 31,4% no chamado período pós-neonatal (com 28 dias ou mais), ainda de acordo com o IBGE.

No caso da mortalidade de crianças recém-nascidas, a chamada mortalidade neonatal (que ocorre até os primeiros 27 dias de vida), o Brasil atingiu índice equivalente ao da média da América Latina (dez mortes para cada 100 mil nascimentos), em dados da Unicef de 2011 reunidos no relatório recém-lançado.

O país, no entanto, registrou o dobro de mortalidade de crianças com até 27 dias de países vizinhos, como Chile e Uruguai (cinco mortes para cada 100 mil nascimentos), e mais do que a Argentina  (sete mortes para cada 100 mil). Para a pesquisadora, houve grandes avanços no combate à mortalidade infantil no Brasil, mas é possível melhorar ainda mais os indicadores de mortalidade neonatal. "Poderia haver mais investimentos na rede [de saúde] para assistência a mulheres grávidas, por exemplo", avalia.

Aids
A incidência de Aids no Brasil manteve-se constante entre 2001 e 2008, segundo os dados do Datasus compilados no relatório. O IBGE, no entanto, chama a atenção para o aumento da doença no Norte e no Nordeste, com elevação de 108,3% e 52,4% dos casos registrados, respectivamente, em cada uma das regiões. O crescimento da incidência da doença se deu de forma mais significativa entre as mulheres, de acordo com o instituto.

No caso da tuberculose, houve uma redução na incidência de 10,3% no país entre 2001 e 2009, segundo os dados do relatório.

sábado, 3 de novembro de 2012

Após passar mal, mulher de 40 anos muda hábitos e perde 20 kg: 'renasci' (Postado por Lucas Pinheiro)

 Há um ano, Sandra Maria Passos Magalhães, de Tapiratiba, no interior de São Paulo, chegou em casa após o trabalho e sentiu muita falta de ar e formigamento intenso nos braços. “Achei que estava tendo um infarto”, lembra a telefonista.

Na época com 84 kg, ela decidiu usar o episódio como um estímulo para iniciar uma mudança que vinha adiando há muito tempo.

“Não tinha noção de que estava muito acima do peso. Naquele dia, me dei conta que estava sendo prejudicada”, avalia. Sandra mudou completamente sua alimentação, entrou na academia e começou uma rotina regrada, o que a fez sair dos 84 kg para os 64 kg. “Eu renasci. Usava roupas de tamanho 50 e passei para o manequim 38/40”, conta satisfeita.

Cansada de tantas tentativas fracassadas de perder peso, ela relata que a mudança de cabeça foi determinante nesse processo. “Eu me conscientizei que tinha que mudar e, por isso, consegui”, analisa. Com a mente no lugar, determinação e força de vontade, ela iniciou sua luta para mudar seus hábitos e adotar uma vida saudável.

O primeiro passo foi adquirir o hábito de se alimentar a cada 3 horas e fazer substituições na dieta: os pães brancos deram lugar aos integrais, o arroz branco também deu lugar ao integral, as carnes gordas foram trocadas pelas carnes magras e o refrigerante perdeu espaço para a água. “Minha alimentação era totalmente errada. Eu só almoçava, beliscava o dia inteiro e não tinha hábito de comer frutas”, lembra.

    
 Por causa do trabalho como telefonista, grande parte do dia de Sandra é sentada. “Mesmo depois de chegar em casa, eu ia do sofá para a cama e da cama para o sofá. Além disso, quando chegava, comia dois pães brancos com presunto e queijo”, conta. Por ficar parada por muito tempo na mesma posição, ela começou a sentir as pernas inchadas, incômodo que desapareceu após seu emagrecimento.

“Sentia muita queimação no estômago também, não podia comer uma banana. Hoje não sinto mais nada”, diz. Para se manter firme na mudança, Sandra envolveu toda a família. “Em casa, todo mundo mudou também. Minha filha entrou na academia comigo, isso foi um incentivo para continuar”, avalia.

Com a companhia da filha, ela passou a se exercitar três vezes por semana, intercalando atividades aeróbicas com musculação. “Já tinha tentado começar na academia várias vezes, mas não consegui em nenhuma delas porque minha cabeça não tinha mudado”, afirma.

 Sandra foi incentivada também por histórias mostradas no Bem Estar, de pessoas que mudaram a vida e conseguiram emagrecer. “Achava que não tinha condições de perder peso, mas posso afirmar com orgulho que venci”, diz. “As pessoas me perguntam se eu tomei remédio e eu digo que tomei um remédio chamado ‘vergonha engarrafada’”, brinca.

Agora, um ano depois e 20 kg a menos na balança, ela acredita que a mudança foi definitiva. “Não quero mais aquela vida que tinha. Vou continuar na luta para me manter saudável”, conclui.

sábado, 1 de setembro de 2012


48% da população brasileira está acima do peso

quarta-feira, 27 de junho de 2012



PRINCIPAIS MANCHETES DE HOJE NO BRASIL E NO MUNDO 





Ignore a data desta postagem e ATUALIZE AUTOMATICAMENTE as Manchetes para o DIA DE HOJE, ao clicar no seguinte LINK:a data desta postagem e ATUALIZE AUTOMATICAMENTE as Manchetes para o DIA DE HOJE, ao clicar no seguinte
Principais Manchetes no Brasil de Hoje MundoPrincipais Manchetes no Brasil de Hoje Mundo
Manchetes dos principais jornais no Brasil e no mundo, com links para os sites dos jornais. Somos apenas um link entre você usuário e as notícias que fizeram primeira página, atualizado diariamente e com um arquivo para que você possa consultar uma determinada manchete na data que escolher. Nosso objetivo é adicionar novos jornais a cada semana e trazer mais e mais informações.

Sinta-se a vontade para navegar pelas manchetes dos principais jornais do DIA EM QUE VOCÊ ESTÁ A ACESSAR ESTE BLOG.  

Clique no seguinte LINK para ler as manchetes:  


http://www.manchetesdosjornais.com.br/


 Sempre que o leitor acessar um dos Blogs do PAINEL DO PAIM, à direita da página, encontrará os LINKs da Agencia de Notícias GOOGLE NEWS (http://news.google.com/e do Portal EDSON PAIM NOTÍCIAS (http://www.edsonpaim.com.br/),

cujos cliques lhe possibilitarão ler NOTÍCIAS atualizadas do Brasil e do Mundo

sexta-feira, 22 de junho de 2012


Jornais do Mundo Inteiro no Painel do Paim


JORNAIS DO MUNDO

espanhol.org/diarios.htm
NESTA SEÇÃO você encontra jornais do mundo inteiro. É só clicar que você ja estará lá....

quarta-feira, 20 de junho de 2012



SITE TRADUTOR NO PAINEL DO PAIM 



Você deseja traduzir um texto?



Então, clique no seguinte Link:


http://207.46.192.232/


Sempre que o leitor acessar um dos Blogs do PAINEL DO PAIM, à direita da página, encontrará os LINKs da Agencia de Notícias GOOGLE NEWS (http://news.google.com/e do Portal EDSON PAIM NOTÍCIAS (http://www.edsonpaim.com.br/),

cujos cliques lhe possibilitarão ler NOTÍCIAS atualizadas do Brasil e do Mundo

segunda-feira, 18 de junho de 2012



TODOS OS JORNAIS ONLINE DO MUNDO INTEIRO AO ALCANCE DO SEU MOUSE, SEMPRE ATUALIZADOS AUTOMATICAMENTE, POR VOCÊ MESMO, PARA O DIA EM QUE CLICAR NO LINK ABAIXO



O Internauta poderá acessar as últimas Postagens dos jornais de qualquer pais do Mundo e ler as NOTICIAS DO DIA, para o que é suficiente clicar no seguinte LINK:


http://www.netpapers.com/home.cfm



Sempre que o leitor acessar um dos BLOGS edo PAINEL DO PAIM, encontrará, á direita da página, os LINKS da Agência de Notícias GOOGLE NEWS(http://news.google.com/e do Portal EDSON PAIM NOTÍCIAS(http://www.edsonpaim.com.br/), cujo acesso permitirá ler NOTÍCIAS atualizadas do Brasil e do Mundo

domingo, 17 de junho de 2012


TODOS OS JORNAIS ONLINE DO MUNDO INTEIRO AO ALCANCE DO SEU MOUSE, SEMPRE ATUALIZADOS AUTOMATICAMENTE, POR VOCÊ MESMO, PARA O DIA EM QUE CLICAR NO LINK ABAIXO



O Internauta poderá acessar as últimas Postagens dos jornais de qualquer pais do Mundo e ler as NOTICIAS DO DIA, para o que é suficiente clicar no seguinte LINK:


http://www.netpapers.com/home.cfm



Sempre que o leitor acessar um dos BLOGS edo PAINEL DO PAIM, encontrará, á direita da página, os LINKS da Agência de Notícias GOOGLE NEWS(http://news.google.com/e do Portal EDSON PAIM NOTÍCIAS(http://www.edsonpaim.com.br/), cujo acesso permitirá ler NOTÍCIAS atualizadas do Brasil e do Mundo

quinta-feira, 14 de junho de 2012


TODOS OS JORNAIS ONLINE DO MUNDO INTEIRO AO ALCANCE DO SEU MOUSE, SEMPRE ATUALIZADOS AUTOMATICAMENTE, POR VOCÊ MESMO, PARA O DIA EM QUE CLICAR NO LINK ABAIXO



O Internauta poderá ler as últimas Postagens dos jornais de qualquer pais do Mundo e ler as NOTICIAS DO DIA, para o que é suficiente clicar no seguinte LINK:


http://www.netpapers.com/home.cfm



Sempre que o leitor acessar um dos BLOGS edo PAINEL DO PAIM, encontrará, á direita da página, os LINKS da Agência de Notícias GOOGLE NEWS(http://news.google.com/e do Portal EDSON PAIM NOTÍCIAS(http://www.edsonpaim.com.br/), cujo acesso permitirá ler NOTÍCIAS atualizadas do Brasil e do Mundo

segunda-feira, 11 de junho de 2012



SITE TRADUTOR NO PAINEL DO PAIM 



Você deseja traduzir um texto?



Então, clique no seguinte Link:


http://207.46.192.232/


Sempre que o leitor acessar um dos Blogs do PAINEL DO PAIM, à direita da página, encontrará os LINKs da Agencia de Notícias GOOGLE NEWS (http://news.google.com/e do Portal EDSON PAIM NOTÍCIAS (http://www.edsonpaim.com.br/),

cujos cliques lhe possibilitarão ler NOTÍCIAS atualizadas do Brasil e do Mundo

quarta-feira, 16 de maio de 2012


Anvisa determina apreensão de remédio inibidor de apetitte


Share on orkut

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União resolução que determina a apreensão e a inutilização, em todo o país, de todos os lotes do medicamento Desobesi-M.
O inibidor de apetite à base de femproporex é fabricado pela empresa Aché Laboratórios Farmacêuticos Ltda.
De acordo com a nota enviada pela agência, “a medida adotada pela Anvisa tem como base a Resolução da Diretoria Colegiada nº 52, de 2011, que proíbe a venda, a produção e a prescrição de medicamentos ou fórmulas medicamentosas que contenham anfepramona, femproporex e mazindol, princípios ativos classificados como anorexígenos do tipo anfetamínico”.
Além da proibição dos inibidores de apetite, o registro do Desobesi-M está cancelado pela Anvisa desde o dia 11 de dezembro de 2011, depois que foram identificadas falsificações em cinco lotes diferentes do produto, a maioria com validade ainda para o ano de 2013 e possivelmente no mercado. De acordo com as informações contidas na bula, o Desobesi-M era contraindicado aos pacientes com distúrbios cardiovasculares, incluindo a hipertensão, e aos pacientes com hipertireoidismo e glaucoma. O medicamento afeta o sistema nervoso central, podendo causar vertigem, tremor, irritabilidade, reflexos hiperativos, fraqueza, tensão, insônia, confusão, ansiedade e dores de cabeça.
Suspenso. A Anvisa também publicou a suspensão da fabricação, distribuição comércio e uso, em todo o país, do produto Shampoo Automotivo Delta 300 e de todos os produtos sujeitos à Vigilância Sanitária fabricados pela empresa Pires & Campos Ltda. A rotulagem dos produtos informa que seriam produzidos por Espoquímica Ind. e Com. de Produtos Químicos. Os produtos foram suspensos por falta de registro e não ter Autorização de Funcionamento na Anvisa.
Segundo nota da agência, a suspensão é definitiva e tem validade imediata. As pessoas e serviços de saúde que já tiverem adquirido o produto devem interromper o uso. Agora a empresa fabricante deverá recolhê-lo. (TM)


sábado, 7 de abril de 2012


Dilma era o alvo de Demóstenes e Cachoeira (Andrei Meireles e Murilo Ramos - ÉPOCA - Via Blog do Noblat)

                                                 Foto: Do Arquivo do Blog  


A carreira política do senador Demóstenes Torres era manipulada por Carlinhos Cachoeira para ampliar seus negócios e se aproximar do Planalto


COMENTÁRIO DO BLOG:

Terrível constatação: O mandato, supostamente do futuro ex-senador Demóstenes Torres, não pertence a ele e muito menos ao povo goiano.

O senador, um autêntico fantoche, no Senado era verdadeiramente representante do contraventor Carlinhos Cachoeira e dos demais empresários que investiram em sua campanha eleitoral, sob o título eufemístico de "doação", mas que pode ser traduzido por investimento.

E quem investe planeja retorno.

E o pior: 

A volta é quase sempre através do dinheiro público. É o povo, afinal, quem paga o "pato!.

Porque, então, não rasgar essa máscara de que o financiamento publico de campanha onerará os cofres  do país, quando, na verdade, é o dinheiro desviado da saúde, da educação, da segurança, etc., etc, através de deslavada e impune corrupção que já adquire caráter sistêmico, que financia as campanhas políticas, exceto quando o candidato usa dinheiro do seu próprio bolso, como é o caso da maioria dos integrantes da bancada ruralista na Câmara dos Deputados (só um exemplo) que abriga cerca de 213 pseudo representantes do povo, pois verdadeiramente, representam a si mesmos ou no máximo, seus similares, porque seus mandatos são comprados com recursos próprios ou de outros empresários rurais, cujo objetivo primordial é a defesa de interesses corporativistas e não os dos trabalhadores do campo.

Conclui-se que são poucos os representantes do povo, no Congresso.. 

E quem, pois, são  os verdadeiros representantes da população brasileira?

Acredito que seriam aqueles que, antes da eleições não barganharam, não empenharam, não "venderam" seus mandatos, através do recebimento prévio de "doação" privada (a palavra é perfeitamente adequada) para sua campanha eleitoral.

O leitor tem notícias de que o Deputado Tiririca, o campeão de votos no país,  "vendeu" o mandato dele, antes das eleições, a troco de "doações" de campanha?

Certamente, existem mais alguém que o povo elegeu sem ser influenciado pelo poder econômico. Mas, acho que dá para contar nos dedos.   

O subtítulo desta matéria é emblemático:
"A carreira política do senador Demóstenes Torres era manipulada por Carlinhos Cachoeira para ampliar seus negócios e se aproximar do Planalto"
,
Infelizmente, o Parlamento brasileiro, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais estão repletas de "demostenes" e de representantes inautênticos. Isto já não é, apenas, trapalhadas do DEM, pois até parece "coisa do demo".

Também, não faltam outros "carlinhos cachoeiras", entre os financiadores (este é o termo mais adequado) de campanha política. 

E, sem dúvida, esta situação calamitosa vai perdurar enquanto não for instituído o funcionamento público de campanha eleitoral que é de difícil aprovação porque contraria os interesses dos "demóstenes" e "carlinhos cachoeiras".  (Edson Nogueira Paim escreveu)


Eis o teor da matéria supra referida: 
    
Como qualquer empresa, as organizações criminosas têm seus planos de sobrevivência e expansão. O grupo do empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, inovou em muita coisa, mas não nesse aspecto. Cachoeira tinha negócios escusos e planos de novos empreendimentos em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins, onde contava com a ajuda de políticos e agentes públicos, de acordo com as investigações da Polícia Federal.
Mas Cachoeira queria mais. Conversas telefônicas entre Cachoeira e o senador Demóstenes Torres (ex-DEM, agora sem partido), gravadas com autorização judicial e obtidas com exclusividade por ÉPOCA (ouça os áudios ao fim desta reportagem), mostram que os dois planejavam se aproximar de alguma forma do Palácio do Planalto.
Numa das ligações captadas, Cachoeira orienta Demóstenes a aproveitar um convite para trocar o DEM pelo PMDB, com o propósito de se juntar à base de apoio do governo e se aproximar da presidente, Dilma Rousseff. “E fica bom demais se você for pro PMDB... Ela quer falar com você? A Dilma? A Dilma quer falar com você, não?”, pergunta Cachoeira. Demóstenes responde: “Por debaixo, mas se eu decidir ela fala. Ela quer sentar comigo se eu for mesmo. Não é pra enrolar”.
Cachoeira se empolga: “Ah, então vai, uai, fala que vai, ela te chama lá”. Como se fosse um bom subordinado, Demóstenes acata a recomendação.
Quando esse diálogo ocorreu, no final de abril de 2011, Demóstenes estava em plena negociação com caciques do PMDB, como os senadores Renan Calheiros e José Sarney, para mudar de legenda.
Um dos maiores opositores do governo – e carrasco de petistas acusados de corrupção – tencionava aderir ao governo do PT. Segundo dirigentes do PMDB, àquela altura a mudança de partido já tinha o aval do Palácio do Planalto.
Tudo nos bastidores, porque em público Demóstenes continuava oposicionista. As gravações mostram agora que um dos objetivos da radical troca de lado era estar mais bem situado para ajudar o esquema de Cachoeira.

terça-feira, 6 de março de 2012


Mutirão contra a obesidade infantil


Diante dos dados cada vez mais alarmantes sobre a obesidade infantil no Brasil, equipes do Ministério da Saúde iniciaram ontem um mutirão em 22 mil escolas públicas de 2.000 cidades brasileiras para alertar os estudantes contra os perigos da vida sedentária aliada aos maus hábitos alimentares.

Durante toda a semana, profissionais do Programa Saúde da Escola vão pesar e medir os alunos, calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC) e encaminhar os que estiverem com excesso de peso para as Unidades Básicas de Saúde, onde serão examinados e orientados. O trabalho é o primeiro de uma série do programa Semana de Mobilização Saúde na Escola, lançado em uma escola de Belo Horizonte pelo Ministério. A previsão é que mais de 5 milhões de alunos com idade entre 5 e 19 anos sejam atendidos até sexta-feira.

Estudo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SDEM) mostra crescimento preocupante dessa epidemia, principalmente entre as crianças, nos últimos 20 anos. O sobrepeso já atinge 34,8% dos meninos e 16,6% das meninas de 5 a 9 anos, contra 15% e 11,9% em 1989. No mesmo período, a obesidade saltou de 4,1% para 16,6% entre os garotos nessa idade, e de 2,4% para 11,8% entre as garotas. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Helvécio Magalhães, disse que o problema necessita de intervenção “o mais rápido possível”. “Temos que agir agora para não termos uma geração futura de obesos, hipertensos, diabéticos, com riscos cardiovascular, renal e cerebral aumentados”.

De acordo com ele, é mais fácil tratar a obesidade nas crianças e adolescentes, por isso o governo decidiu abrir o novo programa com esse tema. As famílias também serão convidadas a visitar as UBS para conhecerem os serviços ofertados. Magalhães explica que elas são capazes de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas, desafogando hospitais de referência da região.

A presidente do Departamento de Obesidade da SBEM, Rosana Radominski, analisa que, nas crianças, a velocidade, em termos de excesso de peso e obesidade, está muito maior do que nos adultos. “Isso tem a ver com a mudança da cultura. Hoje, tem uma inversão nutricional”, afirmou, lembrando que a renda das famílias cresceu, mas não trouxe junto uma educação familiar para que a alimentação fosse corrigida. (Agência Estado)

sábado, 18 de fevereiro de 2012

SISTEMA ANTIINFLAMATÓRIO DE EMAGRECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA



Após dois anos de pesquisas, médicos nutrólogos, nutricionistas e químicos, conseguiram desenvolver um plano alimentar realmente sério e científico, baseado no livro “A Dieta Antiinflamatória”.
Esse plano é para 25 dias, que é um tempo ideal para que a pessoa crie um hábito, neste caso, um “bom hábito” alimentar.
Os (8) oito produtos que fazem parte do sistema antiinflamatório de emagrecimento e qualidade de vida, foram cuidadosamente selecionados, pesquisados e possuem formulações exclusivas e inovadoras para proporcionar um emagrecimento saudável e sem sacrifícios.
Por esse motivo os produtos ganharam um SELO DE QUALIDADE de uma academia médica internacional voltada para alimentação e nutrição, a ALAN (Academia Latino-Americana de Nutrologia), isso comprova ainda mais a seriedade deste plano alimentar. Estes produtos serão a espinha dorsal do Sistema Antiinflamatório de Emagrecimento e Qualidade de Vida.
MELHORAS ESPERADAS APÓS 25 DIAS

- Redução do peso, de 2 á 8 kgs.
- Melhoras na pele, unhas e cabelos.
- Maior disposição.
- Melhora da memória, concentração e raciocínio.
- Melhoras de edemas.
- Melhora nas dores em geral.
- Maior equilíbrio na pressão arterial.
- Diminuição do colesterol ruim e aumento do colesterol bom.

* Estas melhoras são individuais e depende do estado de saúde de cada pessoa. Embora seja muito raro, algumas pessoas podem não ter melhoras.


EXEMPLO DO PLANO ALIMENTAR DO SISTEMA ANTIINFLAMATÓRIO

CAFÉ DA MANHÃ:
 leite desnatado ou de soja (200 ml) batido com fruta e linhaça torrada (12g) – 01 copo / Pão de cereais, integral ou de linhaça – 01 fatia / Requeijão light - 1 colher de sobremesa / Gelatina light OU 01 ovo cozido / 01 cápsula de ômega-3
LANCHE DA MANHÃ: castanha do Pará – 01 unidade / Chá verde – 01 copo / Fruta – 01 unidade / 01 cápsula do complexo emagrecedor
ALMOÇO: salada de agrião, tomate, cenoura e alcachofra – 01 prato de sobremesa / arroz integral – 3 col. de sopa / lentilha – 2 col. de sopa / peixe – 1 pedaço médio / chá verde (200 ml) / 01 tablete de Chocolate meio amargo (10g)
PÓS-ALMOÇO: 02 cápsulas de quitosana
LANCHE DA TARDE: shake Vital Nutri – Bater ou diluir 30g do shake em 200 ml de leite (soja ou desnatado) ou em suco de fruta / 01 cápsula do complexo emagrecedor (spirulina)
JANTAR: sopa Vital Nutri – diluir 15g em 200 ml de água quente / 01 iogurte light OU 01 gelatina light / 01 cápsula de ômega-3

InfoTaki- Soluções Web

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sistemismo Ecológico - Por Edson Paim & Rosalda Paim


O Sistemismo Ecológico, expressão introduzida pelos autores, aborda o Sistemismo (Teoria Geral dos Sistemas) pelo prisma da Ecologia, enquanto que, reciprocamente, a Ecologia Sistêmica focaliza a Ecologia pelo ângulo do Sistemismo e constitui uma etapa intermediária utilizada para a elaboração do Pensamento Sistêmico Ecológico Cibernético e constitui o quadro de referência ou base filosófica da "TEORIA SISTÊMICA ECOLÓGICA CIBERNÉTICA DE ENFERMAGEM", de Rosalda Paim.

O Sistemismo Ecológico ou Perspectiva Sistêmica Ecológica constitui o terceiro capítulo do  Livro SISTEMISMO ECOLÓGICO CIBERNÉTICO - UM PARADIGMA HOLÍSTICO, 4a. Edição - 2004 - 342 p., de autoria de Edson Paim & Rosalda Paim, o qual é apresentado a seguir:

ABORDAGEM SISTÊMICA ECOLÓGICA OU SISTEMISMO ECOLÓGICO 


Sistemismo Ecológico ou Perspectiva Sistêmica  Ecológica é a percepção da realidade através de um prisma constituído mediante o acoplamento do Enfoque Sistêmico com a Visão Ecológica.
O  enfoque sistêmico, visão sistêmica, abordagem sistêmica ou perspectiva sistêmica é uma metodologia de caráter abrangente, globalizante, integrativo e sintético, derivada da Teoria Geral dos Sistemas, de Lwidg Von Bertalanffy1.
visão ecológica é um modo de perceber a realidade sob a ótica, sob o prisma, sob a perspectiva da Ecologia.
No capítulo anterior, nos referimos que  o acoplamento do Sistemismo com a Visão Ecológica,  constituiria o  Sistemismo Ecológico ou Eco-sistemismo, do qual trataríamos neste capítulo, o que o fazemos, agora.
A Perspectiva sistêmica ecológica corresponde ao estudo simultâneo, através do enfoque sistêmico e da visão ecológica, tanto do sistema, como do ambiente que o envolve.
A Visão Ecológica, quando acoplada ao Sistemismo, constitui segundo degrau do referido do quadro de referência, em construção, intitulado Sistemismo Ecológico Cibernético ou Eco-sistemismo Cibernético, objeto precípuo deste livro.
Nesta etapa da elaboração do nosso estudo, a par da utilização do enfoque  sistêmico, preconizamos  a abordagem, simultânea, dos sistemas,  sob prisma da Ecologia,  resultando daí, uma dupla perspectiva: Sistêmica e Ecológica.            
 Reciprocamente, advogamos o emprego da abordagem do ambiente, também, sob uma perspectiva sistêmica, com base nos cânones da Teoria Geral dos Sistemas (Sistemismo), além de sua natural focalização sob o prisma. Eminentemente, ecológico, daí surgindo a Ecologia Sistêmica.       
 A Perspectiva sistêmica ecológica pode ser comparada a uma lente, constituída por dois prismas: um de natureza sistêmica e outro de cunho ecológico, um potencializando o outro e vice-versa.
Esta percepção permite focalizar, não apenas, o ambiente dos sistemas, através do prisma da ecologia, como também, visualizar o sistema em estudo, sob a mesma perspectiva (ecológica), considerando que as condições ambientais que envolvem o sistema o afetam de modo significativo, da maneira idêntica a que o sistema influencia o ambiente.
Em outras palavras, através das trocas de matéria, energia e informações que se processam, contínua e interruptamente, entre ambos, o sistema e o ambiente se afetam mutuamente. 
abordagem sistêmica (Sistemismo), por definição e,  por si só, já implicaria que, no estudo de um determinado sistema fosse incluída a abordagem das condições do seu ambiente.
Entretanto, desafortunadamente, este aspecto, nem sempre, é considerado, apresentando-se estudos, pretensamente sistêmicos, eivados de reducionismo, no que tange a tal aspecto.
Este fato ocorria porque nos conteúdos do Sistemismo  não está suficientemente expressa, a necessidade de que o estudo do sistema deva abranger, concomitantemente, a abordagem do ambiente do mesmo, ficando o estudo limitado ao horizonte do sistema.
Não obstante a Teoria Geral dos Sistemas (Sistemismo)  representar uma ciência da totalidade, globalidade, abrangência e de síntese, constata-se que, muitas vezes, estudos de determinados sistemas, realizados mediante o enfoque sistêmico, mas não acrescidos da visão ecológica se apresentam, ainda, eivados de reducionismo, o que não acontece na vigência da utilização do  Sistemismo Ecológico Cibernético.
Em conseqüência desta lacuna, eram encontradas, muitas vezes, abordagens do sistema em estudoainda fragmentárias, limitativas, embora pretensamente sistêmicas, porque dissociadas do exame das condições reinantes no respectivo ambiente, desconsiderando, portanto, os reflexos recíprocos entre tal sistema e o seu ambiente, os quais, sempre, se afetam mutuamente.
Tal fato ocorria porque no Sistemismo clássicoa idéia da utilização de uma abordagem simultânea, tanto do sistema em estudo, como do seu ambiente, carecia de se tornar exigível e explícita, enfaticamente, a necessidade de que qualquer estudo, para se tornar verdadeiramente sistêmico, deva abranger, sempre, o ambiente do sistema, com a finalidade de consecução de uma perspectiva mais abarcante e por issoverdadeiramente holística
Agora, para suprir esta lacuna, os autores optaram por incluir a Ecologia, na metodologia em elaboração, cuja estratégia funde os postulados da Teoria Geral dos Sistemas (Sistemismo) com os cânones da Ecologia, tornando explícita a necessidade da abordagem de ambos, simultaneamente.
Deste acoplamento, resultou o Sistemismo Ecológico que enfatiza tanto o conhecimento das inter-relações intra-sistêmicas (inter-subsistemas), como o das condições dos arredores do sistema, já que estas são passíveis de influenciar quantitativa,  qualitativa e reciprocamente, o relacionamento de trocas entre o sistema e seus entorno (ambiente).
Esta nova abordagem conjunta ou, duplo enfoque,  resultante da fusão ou acoplamento dos fundamentos, conceitos, idéias e princípios da TGS com os da Ecologia, é capaz de abranger, a um só tempo e, de forma explicita, tanto o estudo do sistema como o do ambiente.
Sistemismo Ecológico, embora tendo seus alicerces na  Teoria Geral dos Sistemas, mercê de abranger a Ecologia e, assim, tornar explicita a necessidade de abordagem do ambiente, simultaneamente, ao estudo do sistema, nele inserido, se apresenta com maior amplitude e mais fecundo que o Sistemismo.
Mas a inovação não permanece apenas por aí, pois a nossa proposta consiste, também, em estudar o ambiente sobre os cânones da Teoria Geral dos Sistemas, gerando uma Ecologia Sistêmica.
 O caráter mais amplo deste quadro de referência permite visualizar e interpretar melhor que o Sistemismo (considerado  isoladamente), o fenômeno da globalização e o processo globalizante, tanto mais que, nos dias presentes, o sistema antropossocial (e seus subsistemas), além do ambiente desses sistemas, deve ser percebido, em sua dimensão planetária.
Esta necessidade se confirma mediante as repercussões globais de fenômenos localizados que apresentam afetações universais, como soe acontecer, nos dias atuais e, como se pode  exemplificar mediante o conhecimento das conseqüências da crise econômica norte-americana, cujos reflexos se fazem sentir nos mercados regionais do mundo inteiro.
 Por tudo isto, a segunda etapa do referencial em fase de elaboração - o Sistemismo Ecológico Cibernético - já ultrapassa a abordagem sistêmica, ao adotar um enfoque ecológico global.
Com base nas idéias expostas, formulamos o Princípio abaixo descrito, o qual, por motivo de integração com os demais princípios do Sistemismo Ecológico Cibernético, será repetido no Capítulo XI.
A influência constante e permanente do ambiente sobre o sistema e seu comportamento, é expressa pelo acoplamento do Enfoque Sistêmico com a Visão Ecológica Cibernético, como se vê:
Princípio da Ecologia Sistêmica

No estudo do ambiente de qualquer sistema, além do próprio enfoque ecológico, deverão ser visualizados, sempre, seus aspectos de abrangência, de totalidade, de integralidade e de relacionamento entre as partes constituintes, isto é, abordado, também, através de uma perspectiva sistêmica, segundo os cânones da Teoria Geral dos Sistemas.

O princípio, acima referido, corresponde a aspecto do  acoplamento da Ecologia ao Sistemismo, para constituir o Sistemismo Ecológico (Eco-sistemismo).
Trata, portanto, do estudo dos ambientes sob o enfoque sistêmico.
A partir da premissa de que tudo que existe no Universo por ser resumido em quatro linhas de sistemas, segundo a Teoria Geral dos Sistemas2, pode-se afirmar que o ambiente é, também, ume sistema (ecossistema)portanto, formado por um conjunto de elementos, constituindo seus subsistemas: físico, biológico, tecnológico e antropossocial.
Para os propósitos deste livro, abstraído o sistema que esteja sendo examinado, tudo que o cerca, todo o seu entorno (inclusive os seres humanos existentes nos arredores), constitui o ambiente ou ecossistema do sistema em questão.
Uma vez que todos os componentes do ecossistema são elementos de uma das quatro linhas de sistemas, como postula a referida teoria e que sintetizam tudo que existe no Universo, podendo ser designados como subsistemas (componentes) do ecossistema.
Nesta visão, o ecossistema global é constituído por um subsistema físico, um biológico, um subsistema tecnológico e, o último, o subsistema antropossocial.
            Se, por um lado, nenhum sistema aberto pode ser estudado independentemente do exame do seu ecossistema, com o qual efetua trocas matéria, energia e informações, ou seja, à luz da Ecologia (visão ecológica), por outro, todos os ecossistemas devem ser enfocados sob a perspectiva sistêmica.
Isto  significa que o estudo do sistema deve ser efetuado em sua abrangência e integralidade, com ênfase nas inter-relações de seus elementos componentes, constituindo esta abordagem conjunta, na Visão Sistêmico-Ecológica, a qual integra o  Sistemismo Ecológico Cibernético, correspondente à proposta fundamental deste trabalho, cuja síntese consta dos Capítulos X a XII.


Todos os direitos reservados aos autores
copyright Ó by Edson N. Paim e Rosalda C.N. Paim

Diagramação: Marcos A. de Oliveira
Técnico em Informática

Dados Internacionais de catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

                Paim, Edson N.
                Paim, Rosalda C. N.
Sistemismo Ecológico Cibernético /  Edson N. Paim,  Rosalda Paim
                               Técnica: Marcos Antônio de Oliveira  - Lambari (MG);
                               Cel Informática & Editoração Ltda., 2004. 342 p.

                1 - Sistemismo Ecológico Cibernético - Um Paradigma Holístico  

 https://brasil123.com.br/gengibre-emagrece-para-que-serve-e-como-usar/